Oficinas Online
OFICINAS DE LEITURA CRIATIVA COOPERATIVA ONLINE

A presença física é a vocação natural do ser humano. Mas nem sempre as circunstâncias o permitem. As oficinas ONLINE pretendem optimizar recursos e são constantemente melhoradas para permitir uma crescente intervenção dos participantes. Visualização de vídeos, textos partilhados, chat em tempo real, monitorização dos “trabalhos de casa”, etc, permitem uma eficácia cada vez mais considerável.

FORMAÇÃO ACREDITADA (curta duração). Apresentação e demonstração (em video) de técnicas de Leitura Criativa Cooperativa. Introdução ao PROTOCOLO CONDESSA (nível básico). Expressão corporal, voz, movimento, sensação e imaginação.

duração:  3 sessões de 1h  (online)

modelo: online com intervenções e dúvidas dos participantes

público: professores, educadores, pais, etc
horário: laboral, pós.laboral ou misto; dias seguidos ou intervalados

OBJECTIVOS:

a) criar novas dinâmicas de relacionamento com a poesia dita e poesia performativa.

b) inspirar dinâmicas de leitura a par e em grupo.

c) conhecer o PROTOCOLO CONDESSA (nível básico) para a leitura criativa cooperativa

d) desenvolver a imaginação sensível e a inteligência criativa.

e) dominar aspectos estruturais da abordagem performativa.

f) desenvolver uma pedagogia de aproximação ao texto poético.

h) introduzir técnicas de expressão corporal

FORMAÇÃO ACREDITADA. Apresentação e demonstração (em vídeo) de técnicas de Leitura Criativa Cooperativa. Prática do PROTOCOLO CONDESSA (nível básico a intermédio). Práticas pedagógicas. Monitorização de exercícios e trabalhos para casa. Expressão corporal, voz, movimento, sensação e imaginação.

duração: 16h  (12h Online)

modelo: online com intervenções e dúvidas dos participantes; monitorização dos trabalhos de casa.

idade: professores, educadores, mediadores de leitura, pais, etc

 

OBJECTIVOS:

a) abrir horizontes para as várias formas de poesia dita.

b) criar novas dinâmicas de relacionamento com a poesia dita.

c) inspirar dinâmicas de leitura a par e em grupo.

d) experimentar o PROTOCOLO CONDESSA (nível básico até nível intermédio) para a leitura criativa cooperativa e eventual formação de um Coro Leitor. e) desenvolver a imaginação sensível, a inteligência criativa e a autonomia perceptiva.

e) dominar aspectos estruturais da abordagem performativa.

f) desenvolver uma pedagogia de aproximação ao texto poético.

g) introduzir técnicas de análise e intervenção performativa.

h) introduzir técnicas de expressão corporal.i) introduzir técnicas de utilização da voz em contexto artístico.

Todos as técnicas discriminadas dizem respeito a diferentes fases e níveis do PROTOCOLO CONDESSA para a Leitura Criativa Cooperativa. São veiculados consoante as características da oficina: o modelo online ou presencial, a carga horária da oficina; e as capacidades de aprendizagem dos participantes que compõem cada grupo. O  encadeamento do protocolo segue uma lógica pedagógica desenhada para potenciar o envolvimento e o desempenho dos participantes. Todavia, alguns jogos-exercícios específicos podem ser executados de forma aleatória, sem prejuízo da sua eficácia.

I

Imaginação Sensível, Inteligência Criativa, Sensorialização Verbal, Desprogramação Operacional. Significado e Sentido: dimensões abstractas e concretas do conhecimento. Voz e Corpo Interior, Voz e Corpo Exterior. Técnicas de expressão, confiança e partilha. Exercícios.

II

Tradução Sensorial, Sobreposição Sensorial, Cromatização, Expressão Corporal Sensitiva. Técnicas de Desprogramação Criativa: Repetição-omissão Afectiva, Substituição Selectiva, Musicalidade Verbal, Desconstrução Rítmica/Silábica, Prosódia. Leitura Vogal/Consoante. Leitura Sonora Sincronizada. Exercícios individuais, a pares e em grupo.

III

. Corpo e Sentido: produção e expressão de identidade sensorial e cognitiva. Técnicas de Pedagogia e Investigação Criativa Pré-Conceptual. Exercícios de Empatia Sonora e Coordenação em Grupo.

IV

Performance poética (prosa e poesia): técnicas de selecção, transformação e construção do material literário, técnicas de marcação de leitura performativa, técnicas de criação e coordenação coreográfica. Leitura criativa (selecção, expressão, articulação, sincronia, ritmo, melodia, gesto, som).

METODOLOGIA:

Sessões teórico-práticas. Resolução de casos práticos (individual e em grupo).