Espectáculos

POESIA ESPECTÁCULO

Como a dança… como a música… a poesia pode ser um espectáculo!

Basta acrescentar expressão, movimento, cor e ritmo ao sentimento. Basta surpreender, percorrer caminhos nunca percorridos. Basta envolver, levar as pessoas ao colo numa viagem sensorial. 

A vida corre melhor quando nos sentimos inspirados . Assistir a golpes de arte ajuda a recarregar baterias e a ganhar leveza. Qualquer oportunidade é boa mas muitos líderes (de empresas e instituições) apostam em momentos de celebração ou quando precisam de animar as tropas.

 

Vários espectáculos disponíveis – ao vivo ou em streaming. Contacte-me:  paulocondessa@gmail.com

 

STAND UP POETRY

As minhas várias criações são como filhos da mãe “Poesia Espectáculo”. Mas o best seller da família é o estilo “Stand Up Poetry”. São espectáculos altamente vibrantes e surpreendentes, super fora da caixa.

Lá estão ritmos, sons, expressão corporal, versos trauteados, rimas semi-cantadas. Vai da fealdade à beleza, e da tristeza à histeria, passando pelo humor, feito com jeitinho ou alguma rebeldia.

Lá estão monstros como Pessoa e Camões, só que em rebeldes versões, e outros poetas que nunca nadaram na maré das multidões. Não há descanso nem sesta, há é muita interacção com o público, para que se sinta o rei da festa.

Agrada a todos os níveis culturais e faixas etárias (com adaptações). É profundo e leve, é sério e humorístico, é calmo e frenético.

AO VIVO OU EM STREAMING

Nos tempos que correm os espectáculos ao vivo estão menos populares mas agora também há o streaming: é possível criar momentos inesquecíveis, de forma bastante cómoda, para uma equipa pequena, ou grande, que não precisa de sair de casa, ou que se pode reunir numa sala à sua medida. Com informações fornecidas pelo cliente, é possível personalizar algumas intervenções, em função da realidade da empresa ou instituição. Também é possível a interacção com a audiência.

A duração dos espectáculos é variável, depende dos objectivos e do grau de interacção desejado. O habitual é entre 45 e 60 minutos (além do presencial e do streaming há ainda o vídeo, cuja duração ideal anda à roda dos 20 min).

Neste momento já existem 3 espectáculos diferentes disponíveis, com durações e conteúdos diferentes. Em breve haverá mais 3.

Se tem dúvidas ou curiosidade, contacte-me:  paulocondessa@gmail.com

Depois poderemos falar por telefone, se desejar.

MAIS ESPECTÁCULOS

Um espectáculo relaxante e intimista com poesia e taças tibetanas.

Um mergulho profundo e lúdico no oeano de Sophia de Mello Breynner Andresen, algures entre o sonho e a realidade, a prosa dos dias e a música subtil do pensamento poético.

Parte I – Selecção de poemas combinados com factos biográficos e reflexões poético-filosóficas.

Parte II – “A Fada Sophia”, fábula criada a partir da mágica hipótese de Sophia ter sido afinal habitada por uma fada que a conduziu na sua missão de vida.

Parte III – Conclusão; revelação da surpreendente sincronicidade relativa ao nascimento da poeta.  

Duração: 45 min.

Duas bocas, quatro braços e outra tantas pernas, a dizer poemas em coro sincronizado. 

Somos quiçá malucos mas somos originais. Do Rap ao Recital, do Stand Up Comedy aos Jograis. Do clássico ao contemporâneo, do conservador ao irreverente, em tom sério, boémio, contido ou contente. Gostamos do som e do sentido, do gesto e o ruído e até de pessoas sem ouvido. O resto é conversa e, mais abaixo ou mais acima, o coração bate e a coisa rima. 

Dueto poético com o poeta Nuno Moura.

Duração: 45 min (são possíveis intervenções a partir de 15 min)

Espectáculos do COPO:

Selecção Nacional de Poesia (glórias antigas e jovens promessas)

Salada de Trutas (mix de autores e temas)

Dois Ursos (histórias para crianças)

Revolição Histério Fónica (poemas de canções pop)

O Amor é Lindo (só poemas de Amor)

Os Garfunkels (poemas com excertos cantados)

Formado por Paulo Condessa e Afonso Azevedo, o duo nasceu em 2009, do sonho de um declamador frustado por não ser cantor. Eu queria pisar um palco com uma guitarra a tiracolo e num golpe de génio, chamei AA, guitarrista encartado. Nasceu uma banda de meias medidas: histórias meio encantadas, meio cantadas, meio contadas, onde eu posso, nalguns momentos, fingir que sei tocar e cantar. Originalmente denominada iu tu tu (também conhecida por U2.2), um upgrade dos originais mas mais fraquinhos U2, a banda decidiu mudar de filosofia e subscrever a astrologia. A discrepância de um ser gémeos e outro peixes veio à tona e depois foi o que se sabe: a fantástica encarnação do conceito Blues, Rock & Histórias da Carochinha. 

De Almeida Garret a Mafalda Veiga, passando por Ondjaki, Assis Pacheco ou Paulo Condessa,

com passagens mais calmas e outras mais ritmadas, uma simbiose perfeita entre cordas vocais e cordas metais. Uma revisão muito original do clássico Poesia & Música.

Dueto com o guitarrista Sérgio Correia

Duração: 45 min. (são possíveis formatos mais curtos)

ESPECTÁCULOS POR ENCOMENDA:

São criados em função dos objectivos de quem encomenda e, muitas vezes, respondem a pedidos de temas, autores, efemérides, etc. Podem ter formatos e durações diversas.