Team Building

TEAM BUILDING CRIATIVO ©

O maior activo de uma empresa são as pessoas: somos nós que fazemos as coisas acontecer. Potenciar as pessoas e potenciar o ambiente em que interagem é contribuir directamente para uma cultura de sucesso. A inteligência emocional e o espírito de equipa são por isso factores críticos de sucesso: são eles que amplificam ou esbatem as capacidades de cada indivíduo.

PRESSUPOSTOS

Trabalhar em equipa é estar sintonizado nos mecanismos processuais e nas recompensas emocionais da co-criação. É o 1º passo para poder reprogramar e amplificar os circuitos da auto-motivação. A auto-motivação é o recurso energético mais sustentável e rentável que existe.

Para re-programar é necessário  BV ganhar consciência do Ponto de Partida (como articulo o pensare o sentire que comportamentos resultam daí) e ter uma ideia do Ponto de Chegada (outro modelo de software humano para processar pensamentos e sensações de modo a obter outros resultados).

Pensar (inteligência racional) e Sentir (inteligência emocional) podem combinar-se dando origem à inteligência criativa, um processo que aponta para resultados que nem sequer estavam nas premissas de partida. É esta a base do TEAM BUILDING CRIATIVO ©.

Durante o processo é activada a capacidade re-conhecimento do Eu e do Outro, num clima de lúdica harmonia e boa disposição. O re-conhecimento resulta da capacidade de descartar os filtros com que olhamos, para nós e para os outros, de modo a conseguir ver a camada mais profunda e mais humana de cada um, activando os dons inatos da cumplicidade, empatia e compaixão.  

METODOLOGIA

O TEAM BUILDING CRIATIVO © promove a inteligência emocional e criativa através de práticas individuais e colectivas que religam os dois hemisférios do cérebro.

Com recurso a inovadoras técnicas pedagógicas, os jogos-exercícios de leitura em voz altae expressão corporaldesenvolvem e aperfeiçoam as capacidades naturais de pensar e sentir, interiorizar e exteriorizar, raciocinar e intuir, resultando num Eu psicologicamente mais maduro, mais consciente de si e mais disponível para o Outro.

O programa é desenvolvido num sistema passo-a-passo, a cada jogo de interacção e auto-expressão vão sendo acrescentadas novas camadas, uma a uma, numa sequência que simplifica o que parece complexo. A cada jogo corresponde um momento de reflexão e partilha, mediante regras próprias. Há jogos individuais, a pares, em quarteto, etc., rotativos, e por vezes com todo o grupo. Não é necessária qualquer mobília, deve haver algum tipo de resguardo acústico e visual, a roupa deve ser confortável e os participantes devem estar, preferencialmente, sem sapatos. É rigoroso mas lúdico, concentrado mas descontraído, sério mas muito divertido. O espírito de equipa sobe em flecha, o clima relacional e a produtividade agradecem.

Este programa pode também ser aplicado a outros dominios e interesses da empresa/instituição, incluiundo no plano cultural e educacional. Podem-se criar ateliers de voz e expressão criativa, falar e ler em público, relaxamento e autoconfiança, preparação de espectáculos para festas da empresa/instituição, etc.  

 

Sessões únicas ou programas por objectivos.

O número e o tempo duração das sessões dependem dos objectivos e variáveis em causaUma sessão temidealmente2h30 de duração mas podem-se considerar alternativas.

Contacte-me: paulocondessa@gmail.com 

Se desejar podemos falar por telefone.

MAIS EVENTOS:

Quem trabalha sabe que a vida tem muitos desafios. A dispersão, velocidade e preocupações da vida moderna fazem com que os nossos circuitos andem sobrecarregados com estímulos externos. Pode resultar em cansaço, inquietação, humor variável, desmotivação, falta de rendimento laboral. O próprio descanso “normal” pode não resolver, é necessário um descanso “dinâmico”, um momento de suspensão dos modos habituais de pensar e sentir, um espaço interno para que as homeostasias do corpo consigam repôr os equilíbrios naturais.    

A Calma Inteligente é uma sessão colectiva de relaxamento profundo, com base no mágico som das taças tibetanas e da poesia meditativa, ao vivo.  Além do conforto individual, trabalha também o envolvimento emocional do grupo enquanto unidade sensível.

Sessões únicas ou programas por objectivos.

Duração de cada sessão: 30 ou 45 min.

Os momentos de celebração são muito importantes nos relacionamentos humanos, trazem unidade, motivação, descontração, recnhecimento. As empresas/instituições não são excepção. Para complementar os espectáculos encomendados a terceiros, é possível criar um programa de treino/team building que resulta num espectáculo colectivo de leitura criativa criado pelos próprios funcionários/dirigentes da empresa/instituição.

Cada mini equipa apresenta o seu mini show; os mesmo elementos podem pertencer a várias equipas; pode haver “concorrência” entre departamentos ou não; pode-se até convidar os fornecedores habituais a apresentarem a sua equipa.

A diversão, motivação, confiança e espírito de união ficam em alta.  

O número e o tempo de duração das sessões dependem dos objectivos.

É frequente encontrar pessoas desmotivadas, na vida e no trabalho. A velocidade e a complexidade da vida moderna não ajudam. O que pode ajudar é uma nova forma de olhar para as mesmas coisas, uma perspectiva que refresque o sentido que damos ao nosso dia-a-dia.

Este programa cruza um discurso inspirador com algumas mini-performances poéticas para ilustrar os pontos chave.

Sempre num tom assertivo mas descontraído, por vezes lúdico e humorístico, é desenvolvido o tema escolhido para o público em questão.

A personalização pode incluir outros aspectos, a partir da informação fornecida pelo cliente.

A duração ideal varia entre 30 e 45 min. (consoante o contexto).